NOME NOME NOME NOME NOME

segunda-feira, 5 de março de 2018

CNH digital passa a ser emitida no RN a partir da próxima semana



Foto/Reprodução
A emissão da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e) no Detran do Rio Grande do Norte começará a partir desta terça-feira (6). A informação é do diretor-geral do órgão, Eduardo Machado. A nova ferramenta é opcional e possibilita que os motoristas tenham a CNH digitalizada no smartphone por meio de um aplicativo chamado CNH Digital, disponível para as plataformas Android e IOS.
A CNH-e pode ser emitida sem custos, caso o condutor já possua o documento de habilitação com o QR Code – código específico de leitura para aparelhos eletrônicos. Todas as carteiras emitidas a partir de maio de 2017 contém o código. Senão, é preciso solicitar uma nova via do documento ao Detran, a uma taxa de R$ 4. “Será um serviço simples e barato”, afirmou Eduardo Machado.
As vantagens da CNH-e, de acordo com o Denatran, são as maiores praticidade, segurança, utilidade e economia. A via eletrônica permite que o cidadão encaminhe documentos PDFs para órgãos públicos e empresas que possuem processo eletrônico, evitando por exemplo o custo com impressão, autenticação e digitalização do documento.
O documento também pode ser utilizado durante a abordagem de agentes de trânsito. Entretanto, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) chama a atenção para os celulares descarregados. Caso o motorista não seja com a CNH física e sem o smartphone funcionando, sofrerá multas.
Para obter a CNH-e, o primeiro passo é ir ao site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e realizar um cadastro. É preciso ir depois ao Detran/RN para confirmar presencialmente os dados cadastrais para evitar fraudes. Com a confirmação, o interessado retorna ao site do Denatran e solicita um código de ativação. Com a senha cadastrada e o código em mãos, o acesso ao aplicativo celular já pode ser feito.

Tribuna do Norte

comentário(s) pelo facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentarios aqui publicados não expressam a opinião do blog