NOME NOME

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Quatro crianças morrem em desabamentos após temporal em SP



Deslizamentos de terra ocorreram após chuva forte na noite deste sábado (16) na região.
Local do deslizamento de terra em Mauá, na Grande São Paulo — Foto: João Damásio/Estadão Conteúdo
Quatro crianças morreram em dois desabamentos em Mauá, na região do ABC, após o temporal que atingiu a cidade na noite deste sábado (16). 
As vítimas, de 1, 4, 8 e 11 anos, estavam todas soterradas. Três corpos foram localizados durante a madrugada deste domingo (17) pelo Corpo de Bombeiros e a quarta vítima durante a manhã.
Miguel de 8 anos e a irmã dele, Maria Luiza, de 1 ano, foram atingidos pelos escombros da casa onde moravam, na Rua Ane Altomar, no Jardim Zaira. A mãe das crianças foi resgatada com uma contusão no ombro ainda durante a noite. Um homem de 41 anos também foi atingido e teve uma fratura exposta. Ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro.
Em outro desabamento no mesmo bairro, na Avenida Cidade de Mauá, morreram soterrados um menino de 4 anos e outra criança de 11 anos. A mãe delas foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os corpos das crianças serão levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Santo André.
Dezesseis viaturas do Corpo de Bombeiros foram para os locais, com 50 bombeiros. Cães farejadores também foram enviados para a ocorrência. A Defesa Civil foi acionada.
Áreas do entorno foram interditadas e 5 famílias tiveram que deixar suas casas. Os desabrigados foram encaminhados para casas de familiares.
Segundo a Prefeitura de Mauá, 13 deslizamentos de terra e 5 desabamentos foram registrados na cidade desde a noite de sábado.
Área de Risco
As regiões afetadas pelos deslizamentos de terra no bairro Jardim Zaira são consideradas áreas de risco, com ocupações irregulares em encostas.
De acordo com João Veríssimo, secretário de Governo de Mauá, os moradores dessas regiões de encostas já tinham sido alertadas sobre o risco e possibilidade de deslizamento.
"O Jardim Zaira é composto de uma região muito diversificada, tem muitos morros, declive. A Defesa Civil sempre procura orientar e cadastrar essas pessoas em área de risco", afirmou. "Essa parte do bairro tem um declive bastante complicado, já tinham sido alertadas sobre a possibilidade de deslizamento.
De acordo com o secretário, as pessoas que tiveram que deixar suas casas após os imóveis serem interditados foram para a casa de parentes.
Previsão
O dia permanece chuvoso em Mauá neste domingo (17). Durante a previsão do Climatempo, o sol aparece entre muitas nuvens durante o dia e chove a qualquer hora do dia. Estão previstos 10 milímetros de chuva. A temperatura varia entre 19º e 23ºC.
Já a capital paulista amanheceu sem chuva após o temporal atingir a cidade na manhã e tarde de sábado (16) e ficar em estado de atenção. Ainda há condições para chuvas isoladas, principalmente no final da tarde, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), órgão da Prefeitura de São Paulo.
Bombeiros fazem buscas por vítimas de desabamento em Mauá, na Grande SP, na madrugada deste domingo (17) — Foto: Reprodução/Twitter/BombeirosPMESP
G1
<

comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentarios aqui publicados não expressam a opinião do blog