NOME NOME

quinta-feira, 1 de abril de 2021

[VÍDEO] Dono de ferro-velho tentava abrir cilindro de gás quando houve explosão: 'Achei que estava vazio'




Paulo Vieira, de 57 anos, se feriu enquanto tentava desmontar um cilindro industrial em sua oficina, em Capão Bonito (SP). Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele explicou que uma falha na válvula de segurança do equipamento pode ter causado o acidente.
O dono de um ferro-velho que ficou ferido durante uma explosão de cilindro de gás, em Capão Bonito (SP), publicou um vídeo nas redes sociais explicando que tentava esvaziar o equipamento no momento do acidente, registrado na terça-feira (30).
Paulo Vieira, de 57 anos, trabalha com o filho André em uma oficina que reaproveita peças e equipamentos de sucata. Na gravação, a dupla explica que o manuseio de equipamentos industriais é comum no ramo em que trabalham e que uma falha na válvula de segurança fez Paulo imaginar que o cilindro estava vazio. (Veja o relato do comerciante abaixo.)
“O cilindro veio junto de uma carga de sucata, que é o ramo em que a gente trabalha. A gente imaginava estar vazio, mesmo abrindo a válvula o ar não saía”, explicou André.
De acordo com o rapaz, esvaziar os equipamentos é justamente uma medida de segurança, pois nem sempre há informações claras sobre o material armazenado.
Ele ainda explica que o pai tentou forçar a saída da válvula de segurança com uma chave de fenda, enquanto estava sentado no equipamento. Foi neste momento que a explosão aconteceu.
“Foi um acidente, nunca aconteceu isso. É apenas uma questão de cuidado e atenção para qualquer tipo de cilindro. Mesmo abrindo a válvula e achando que ela está vazia, pode haver algum tipo de pressão lá dentro, então tomem cuidado”, alerta o rapaz.
Remoção da válvula de segurança
Profissionais garantem que a retirada de válvulas de segurança de equipamentos de alta pressão, como cilindros industriais, é perigosa.
De acordo com o engenheiro Timóteo Marquis Rosa, especializado no manuseio deste tipo de equipamento, cortar, furar ou danificar qualquer cilindro sob pressão pode resultar em explosões.
O engenheiro explica que estes equipamentos geralmente possuem dois dispositivos de segurança, uma válvula interna, responsável pelo controle da pressão, e uma válvula externa, para saída dos materiais armazenados.
“Se você abrir uma fissura, ou mesmo tentar cortar ou furar qualquer parte do cilindro, você vai enfraquecer a parede ou o encaixe da válvula. Por conta disso, antes mesmo de o gás sair pelo furo a alteração na pressão da válvula interna já resultará no rompimento das paredes”, explica.
Ainda de acordo com o especialista, o descarte destes cilindros deveria ser homologado por um órgão responsável pela indicação da integridade desta válvula. É importante também se atentar se o equipamento contém etiquetas informando a validade destes mecanismos de segurança.

G1


comentário(s) pelo facebook:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Os comentarios aqui publicados não expressam a opinião do blog

 
Se inscreva no canal TV Passando na Hora no Youtube.
Inscreva-se